Inspiração no Futebol!

Vestir a camisa é muito mais que diferenciação de um time para o outro. É a simbologia de um amor, de um legado e de assumir a identidade de uma paixão que ultrapassa gerações. E foi assim, vestindo a camisa do Filadélfia que o João Vitor Dutra Fonseca de 17 anos, iniciou a sua carreira no mundo do Futebol.

Com apenas 3 anos e meio, ele se envolveu no esporte através da escolinha de Futsal do Fila. Seu primeiro incentivo, depois da família, foi o treinador Lelê, com quem aprendeu a valorizar o espírito de equipe, as regras do jogo e o quão importante a disciplina seria para realizar o seu sonho.

“Sempre tive o objetivo de chegar longe. Com 11 anos troquei as quadras do futsal pelo campo da escolinha de Futebol Society e desde então, me dediquei para o profissional. Treinava depois da escola com turnos extras aqui no Filadélfia. De segunda a sexta, dedicava as tardes para um preparador físico e a noite em grupo”, narra Dutra sobre sua trajetória.

Com equipes empenhadas e bem estruturadas, o Filadélfia sempre teve notoriedade nas competições regionais. Na época, o time do João também fazia sucesso e graças a repercussão do talento em conjunto, ele conheceu a pessoa que fez a ponte para o seu próximo nível no futebol. “Nosso time se destacava bastante na cidade. Em um de nossos jogos, havia um olheiro de fora que gostou da equipe e também de mim. O time que ele estava formando iria jogar em dezembro de 2015 em Santa Catarina num campeonato de Futsal. Foi o primeiro convite para irmos até lá, por isso meus pais ficaram com receio por não conhecerem a pessoa, o local etc. Assim, não permitiram que eu fosse junto com a equipe” relembra Dutra.

Ainda que não tenha participado dessa oportunidade, João não desistiu do seu amor: o futebol. Foi essa insistência e força de vontade, que o fizeram acreditar em uma nova chance, que realmente chegou. “Meus amigos se saíram bem naquele jogo, fazendo amizade com várias pessoas, inclusive com o time do Avaí. Em janeiro de 2016, o olheiro convidou 5 amigos que na opinião dele, estavam entre os melhores. Eu fui um desses convidados para essa nova experiência. Desta vez eu pude participar, pois tinha um conhecido do meu pai acompanhando o filho dele que também se responsabilizou por mim. Nessa ida, somente eu permaneci no caminho” relata Dutra.

João realizou três semanas de treinamento intensivo para participar do campeonato a nível internacional sub-14 no Rio Grande do Sul. Depois dessa estreia, continuou sua maior paixão pela equipe de base do Avaí, onde permanece há 4 anos como meio de campo. Foi no Estádio da Ressacada que nosso ex-aluno finalmente alcançou o tão sonhado contrato profissional.  Mesmo sendo jovem, ele já tem em mente a dimensão da responsabilidade e incentiva os demais atletas a encararem o caminho da mesma forma.

“Treine bastante e tenha foco no que você quer lutando até o final. Tem que batalhar tentando o melhor, dia após dia para chegar no topo e se manter lá. Cada ano é mais difícil, mas é como velho ditado diz: é preciso matar dois leões por dia. Assim, em um mundo onde todos falam que querem ser jogador de futebol, lembre-se que nem todos querem seguir o caminho para alcançar este objetivo. Por isso, não desista” conclui Dutra.