História

A Sociedade Recreativa Filadélfia é um clube social, esportivo e recreativo da cidade de Governador Valadares-MG. O local em que hoje funciona a sede era um loteamento, administrado pela diretoria da Companhia Riodocense de Empreendimentos Imobiliários e Agropecuários (Creia), composta por Lyrio Cabral, Daniel Cabral e Lyrio Cabral Filho. Estes, instituíram uma diretoria de incorporação e fundaram a Sociedade Evangélica Recreativa Filadélfia, que era um clube voltado apenas para o público evangélico, iniciando com a venda de 500 cotas. Com o passar do tempo, sentiram que o empreendimento poderia ser maior e o clube ampliou suas cotas para o público em geral, passando a ser chamado de Sociedade Recreativa Filadélfia.

O Clube foi fundado em 01/05/1967, mas sua data de inauguração foi 01/01/1971, que contou com uma grande festa que se estendeu noite adentro. Na época, o clube começou com duas piscinas de criança, uma piscina para adulto, uma quadra sem cobertura, um campo soçaite no meio dos eucaliptos, um campinho de areia e uma quadra de vôlei de grama.

O primeiro presidente eleito foi Ubiracy de Brito. Os próximos presidentes à frente das principais decisões do clube foram: Élcio de Abreu (Alemão), Salim Thebit, Layr Malta, Carlos Thebit e Euler Eller Marra.

A cada ano, notáveis melhorias no clube foram feitas, na busca da excelência como referência de uma sociedade recreativa na cidade e no estado de Minas Gerais. Em 1980, Salim Thebit tornou-se presidente do tricolor, onde ficou por um período de dois anos. Já no ano de 1982, Layr Malta foi eleito presidente do Filadélfia, e com uma visão mais ampla do mercado, trouxe inovações e mudanças para o clube. Entre as principais realizações de sua gestão, estão as inaugurações da sauna e da piscina olímpica.

A partir do ano de 1988, Carlos Thebit, assumiu a presidência do Filadélfia. Foram mais de 23 anos como presidente. Em sua gestão, conquistou entre tantas coisas, diversas melhorias no clube.

Nesses anos de história, muito se investiu para que o Filadélfia chegasse onde chegou. Grandes obras foram realizadas, como, por exemplo, o futebol soçaite, que era praticado em um campinho de terra, e hoje temos um dos três melhores campos da cidade. Atualmente o clube possui um complexo tenístico composto por 06 quadras de saibro, uma piscina olímpica, ginásio coberto, entre outros espaços. E novos empreendimentos ainda serão levados adiante.

O clube também possui um salão social que comporta 800 pessoas sentadas e 1000 em pé. O salão é um dos mais requisitados da cidade, sendo sede inclusive dos principais eventos da região, entre formaturas, palestras, feiras e muito mais. Além disso, dentro de sua estrutura física, o clube possui uma lagoa natural com 640m, cuja preservação tem sido uma das grandes preocupações da atual administração.

Em 2020, a sociedade Recreativa Filadélfia, completou 53 anos de história com um novo presidente eleito: Euler Eller Marra. Com muita garra e compromisso, assumiu a presidência com o intuito de inovar e cuidar do clube que, desde a sua inauguração, é um dos principais locais de referência de esporte na cidade. O clube realiza constantemente grandes eventos esportivos, regionais, estaduais e nacionais, formando atletas de destaque em várias modalidades esportivas.

Com cerca de 3.500 associados e 1000 alunos nas escolinhas, o Filadélfia pode oferecer aos seus associados uma completa infra-estrutura de serviços, esporte e lazer. Sempre atualizado e preocupado com o bem estar do sócio, o clube disponibiliza uma diversidade de eventos esportivos e sociais ao longo do ano, sendo apontado como referência de sofisticação e comodidade.

Euler Eller Marra  2020 – 2022

Carlos Thebit – 1988 a 2019